Resenha: Cidades de Papel - John Green


Olá! Em minha primeira resenha nesse blog escolhi falar sobre o livro do novo queridinho da literatura, John Green, versão teen e sem capas bregas do Nicholas Sparks. Antes deixa eu me apresentar. Sou Matheus, tenho 17 anos, viciado em literatura e estarei aqui esporadicamente para dar uma forcinha falando de livros (óbvio).

Resenha: Cidades de Papel (John Green, Editora Intrínseca)

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

Comecei a ler o livro por influência de “A Culpa é das Estrelas”. Gostei da escrita leve e fluída e resolvi apostar nesse livro. Foi decepcionante!
Minha reação lá pelo meio do livro...
A narrativa é tão voltada para o YA que chega a ser caricata. Tá, eu sei que o público do autor é esse, mas os clichês do gênero poderiam ser mais dosados. “Cidades de Papel” apresenta-se como mais uma estória de um looser americano que se apaixona pela menina popular e inalcançável. Confesso que os primeiros capítulos são bem cativantes, as aventuras de Margo com Quentin são legais, Ben é engraçado, e os outros personagens são carismáticos, porém, depois do sumiço de Spiegelman tudo se torna extremamente chato, repetitivo e enfadonho. A impressão que fica é que Margo é uma egocêntrica maniaca que gosta de brincar com os sentimentos dos outros. O final não é previsível, mas é muito ruim, reli várias vezes e não desceu, é simplesmente sem nexo e inconclusivo. As vezes eu penso que o autor tinha um prazo com a editora, estava sem ideias, assistiu um romance adolescente da Sessão da Tarde, gostou, resolveu enfiar um mistério/suspense (Agatha Christie se revirou no túmulo) para passar a impressão de originalidade e publicou, o que salva o livro são as metáforas e a escrita do autor.
Gretchen revoltada com o final ruim...
“Cidades de Papel” cumpre seu papel de passatempo, é aquele livro com partes em que se você desligar o cérebro não perde nada de relevante para estória, é apenas mais uma narrativa descontraída, com frases interessantes, um começo bom, metáforas legais e que até tem certa profundidade. Recomendo para quem quiser ler algo fácil ou para pessoas que estão ingressando no universo literário. Aconselho não criar muitas expectativas.
Vídeo do autor falando mais rápido que a Nicki Minaj e o Eminem explicando alguns pontos interessantes do livro:



E o trailer da adaptação:



Só eu que percebi umas coisas estranhas lá pelo 2:08? Uma mudança boa? Huuum... Não lembro de ter visto isso no livro! E que voz sexy da Cara Delevingne <3

Enfim... 
Dá pro gasto. rs.

5 comentários:

  1. Já ouvi falar do Livro, e algumas pessoas tiveram a mesma opinião que voce, por isso nem me interessei muito para ler o livro, mas fiquei doida para ver o filme depois de ter visto o trailler, eu sou daquelas que ama um filme de adolescente na sessão da tarde, então esse filme seria uma otima pedida para mim, amei o blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O filme tá parecendo ser melhor que o livro (milagre!). Bj

      Excluir
  2. Apesar do livro não ter sido lá aquelas coisas, esse filme ta prometendo!!

    relevoando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu estou louca para assistir o filme!! Ah lindona! Venho convidá-la também para o sorteio que está acontecendo lá no Doce encontro, te espero por lá! Miiil beeeijos! <3

    http://www.doceencontro.com/2015/06/sorteio-especial-de-2-anos.html

    ResponderExcluir

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo